Câmara Municipal

São João dos Patos

Site Oficial da Câmara Municipal de São João dos Patos



    

12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São joão dos Patos no ano de 2016.

12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São joão dos Patos no ano de 2016

Na tarde da ultima segunda-feira 16-05, foi realizada a 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São João dos Patos no ano de 2016.
A Sessão mais uma vez conduzida pela presidente da casa, vereadora RILDA LUCIA, contou com a presença dos seguintes vereadores: ADELSON ARAUJO, CIDIELSON PEREIRA, WLISSES BEZERRA, AGMAR MUNDIN, RAIMUNDO NOLETO, JOSÉ CORINGA (Dedé Paulista), FRANCISCO JAMES (Magão), MARCIO DO KIZOEIRA E JARDEL MIRANDA. A única ausência foi do vereador RAIMUNDO FILHO, que já foi justificada na sessão anterior; pois o mesmo se recupera de uma fratura na perna.
Dando inicio aos trabalhos, a presidente pediu ao 2º secretario para que o mesmo fizesse a leitura do livro sagrado e da ata da sessão anterior, em seguida, para que o 1º secretario fizesse a leitura do expediente do dia.
Feita as respectivas leitura, a presidente colocou a tribuna a disposição do Padre LUZIMAR FONSECA, que veio questionar junto aos vereadores sobre a questão da poluição sonora em nossa cidade.
Após o Padre LUZIMAR fazer uso da tribuna, a presidente colocou a mesma à disposição dos vereadores que deram inicio aos debates sobre as indicações do dia e sobre acontecimentos no decorrer da semana anterior em nosso município.
Ao fim da sessão, a presidente, vereadora RILDA LUCIA, como já é de praxe em sua gestão, apresentou e deixou à disposição dos senhores vereadores e do público presente, as prestações de contas da câmara referente aos meses de Março e Abril, assim tendo ainda mais transparência de sua gestão a frente desta casa legislativa.
Não tendo mais nada a tratar, a presidente encerrou a sessão agradecendo a presença de todos e os convidando a se fazerem presente na próxima sessão a ser realizada às 15 horas, horário regimental, do dia 23-05 do corrente ano.










Presidente da Câmara, Vereadora RILDA LUCIA, como já é de praxe em sua gestão, apresentou e deixou à disposição dos senhores vereadores e do público presente, as prestações de contas da câmara referente aos meses de Março e Abril, assim tendo ainda mais transparência em sua gestão a frente desta casa legislativa.




Padre Luzimar Fonseca, pediu para que os vereadores olhassem com carinho a questão da poluição sonora em nossa cidade; pois todo mundo tem o seu direito de descanso.




Vereador Marcio José (Marcio Kizoeira) usou a tribuna falando da importância das lixeiras seletivas na Avenida Presidente Médici e no Parque da Bandeira, solicitando ao poder público, a implantação das mesmas. Em seguida relata a gravidade das denúncias feitas pelo Sr. Welinton Raulino, sobre o valor abusivo pago para a Tv Cidade, enquanto outras prioridades são esquecidas, como a saúde, e pede explicações ao prefeito através de um requerimento feito por alguns vereadores.
Pra finalizar relata a sujeira e os buracos do bairro Santiago, onde destaca o esgoto próximo à escola Padre Santiago e próximo à casa da agente de saúde.




Vereador Tio Jardel, usou a tribuna na sessão ordinária da Câmara Municipal de vereadores de São João dos Patos - MA, para trabalhar em prol da população.
REQUERIMENTO N° 09/2016, DE 06/05/2016. De autoria dos Vereadores. TIO JARDEL, Márcio do Kizueira, Raimundo Noleto, Aguimar Mundim, Dede Paulista e subscrito pelo vereador Cidielson,
Requer a Presidência solicitar ao Exm. Sr. Prefeito Municipal de São João dos Patos.
REQUERIMENTO N° 10/2016, de 11 de maio de 2016.
Requer a Mesa Diretora Solicitar ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal a cópia do Alavara de localização de funcionamento da empresa GEOKINETICS GEOPHYSICAL DO BRASIL LDTA.
REQUERIMENTO N° 07/2016, DE 04/05/2016, de autoria do Ver. TIO JARDEL.
Requer ao Sr. Prefeito Municipal a retirada do Lixão Municipal, e dá outras providências.
(que o mesmo foi retirada da pauta para voltar através de indicação).
REQUERIMENTO N° 08/2016, DE 04/05/2016,
de autoria do Ver. TIO JARDEL.
Requer ao Sr. Prefeito Municipal transferência dos trabalhos do Matadouro Municipal Atual para o Matadouro Municipal Novo, e dá outras providências. (que o mesmo foi retirado da pauta para voltar atrás de indicação).
REQUERIMENTO N° 06/2016, de 04 de maio de 2016, de autoria do Ver. TIO JARDEL.
Requer da Senhora Secretaria Municipal de Educação, encaminhando de relação de escolas reformadas.
O Ver. Tio Jardel Solicita mais uma vez a tampa da caixa de água do Povoado Taboca dos Liras, que está sem tampa quase seis meses,
Os serviços paleativo da estrada vicinal do Povoado Taboca dos Lira, precisa ser corrigido com urgente, para não ter mais um acidente.
As comunidades do Saco do Belisario, Lagoa do Tabuleiro, Bom Jesus, Morrinho e entre outras estradas ainda hoje estão esperando uma melhoria para facilitar a vida do homem do campo.
Mais uma construção em cima da praça nas margens da BR-230, sem nenhuma consulta popular, sem perguntar aos empresários e muito menos os conselheiros da cidade de SJP.
Residencial Chico da Noca, abandono pelo gestor municipal, sem iluminação pública, sem água e sem pavimentação, deixando assim os moradores abandonados.
1° FÓRUM MUNICIPAL CONTRA A VIOLÊNCIA.
Sexual, no Trânsito e das Drogas, realizado pela Prefeitura Municipal de São João dos Patos, a maioria ou nenhuma ação dos assuntos abordados não foi colocado em prática.
Tio Jardel participou do Encontro de prefeitos (as) e pré-candidatos a prefeitos (as) do PCdoB em São Luís dia 14 de maio 2016, com as presenças do Governador Flávio Dino, Presidente estadual do PCdoB Secretário Márcio Jerry, onde o parlamentar alerta aos políticos das mudanças das campanhas políticas para 2016.



Vereador José Coringa (Dedé Paulista) usou a tribuna saudando a todos que se faziam presente no plenário e, os demais colegas vereadores. O mesmo iniciou seu discurso falando de sua indicação feita requerendo um poço na mata da jurema; em seguida falou do conjunto Dona Sula, que os moradores estão muito chateados com o prefeito que nada faz por aquele povo, que os mesmos estão sem agua e com medo de perderem suas casas, pois nenhuma tem documentação.
Pra finalizar, falou da situação que se encontra a Rua da Estrela, intrafegavel, cheia de matos, muitos buracos, e que os moradores estão assombrados.



Vereador Raimundo Nolêto, usou a tribuna saudando a todos que se faziam presente no plenário e aos demais colegas vereadores; em seguida agradeceu ao Sr. Carmelo responsável pela iluminação pública, por ter providenciado colocação das lâmpadas no povoado nova área em pleno final de semana; continuando agradeceu aos vereadores por terem aprovado uma indicação de sua autoria, de um poço no povoado Palmito.
Pra finalizar questionou o porquê das maiorias das obras de São Joao dos Patos estarem paradas, como o recanto Asa Delta e o matadouro.




Vereador Agmar Mundim, usou a tribuna cumprimentando a todos, em seguida esclareceu um assunto debatido pelo colega vereador, Jardel Miranda, referente ao matadouro, que realmente, unhas e ossos do gado abatido, são guardados para serem vendidos e reaproveitados como farinha de osso, pois futuramente irá servir como ração; o problema é que no matadouro velho não tem onde armazenar essas unas e ossos, o certo seria terminar o novo matadouro e fazerem a mudança.
O vereador também falou que uma parte da população anda falando que os vereadores não fazem nada, mais a questão é que indicações e requerimentos são feitos, pois os vereadores fazem sua parte, mais que o prefeito não acata os perdidos feitos pelos parlamentares.
Pra finalizar falou do transito em nosso município, e pediu ao Sr. Kayro Coelho, superintendente de trânsito, que mostre mais trabalho, por que em dia de pico não tem como transitar no centro da cidade, principalmente, nas mediações do mercado público.



Vereadora Rilda Lucia, usou a tribuna saudando a todos que se faziam presente no plenário, os ouvintes que acompanham as sessões pelas emissoras de Rádio local e, os demais colegas vereadores; em seguida esclareceu os gastos feitos com a viagem a Brasília para XIV Marcha dos Vereadores e, que os mesmos receberam uma ajuda de custo referente a 2(duas) diárias, totalizando o valor de R$ 840,00 reais, pois algumas pessoas andam tentando denegrir a imagem dos vereadores, sabendo que esse valor não daria pra passar 5(cinco) dias em nem uma capital, e que foram juntos para buscarem novos conhecimentos e assim construírem uma sociedade mais prospera.
Finalizou informando que os valores das diárias tão criticadas por alguns desinformados, já constam nas prestações de contas da câmara.



Vereador Francisco James (Magão), usou a tribuna saudando a todos os colegas e o povo que se fazia presente no plenário, em seguida deu seu pesar a Presidente, vereadora Rilda Lucia, pelo falecimento do seu sobrinho Anderson Souza, e aos familiares de Tonho do Paulino e Bruno Moura, ambos falecidos nos dias 08 e 09 deste mês respectivamente. Continuando falou dos problemas e responsabilidades do governador; segundo o vereador, é injusto jogar a responsabilidade para o município resolver o problema de abastecimento de agua em alguns bairros da cidade, pois o próprio diretor da Caema já prestou esclarecimentos informando que a falta de água não é problema do município, e sim, da Caema. O vereador também falou que antes que a oposição faça acusações, procurem se informar melhor, pois junto com as criticas, tragam também soluções, pois muitas obras nas quais estão cobrando e inacabadas, foram deixados pelo gestor anterior.



Ver todas notícias